Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia na próxima segunda-feira na unidade de saúde em Bom Jesus

A partir da próxima segunda-feira (4), inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em Bom Jesus, profissionais da saúde estarão no posto durante todo o dia para aplicar doses do imunizante que protege contra os vírus da Influenza A (H1N1, H2N3) e influenza B. A campanha se estende até 3 de junho, mas será dividida em etapas. Neste primeiro momento, de 4 até 29 de abril, estão convocados os profissionais de saúde e idosos a partir dos 60 anos.

O Dia D da Campanha está previsto para acontecer em 30 de abril. Ao longo do calendário da campanha serão imunizadas crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Além da vacinação contra a Gripe, o Ministério da Saúde também irá reforçar a imunização contra o Sarampo, que nesta primeira etapa será voltada aos profissionais de saúde.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacina previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde. Em relação a vacinação da covid-19, para o público maior de 18 anos, as vacinas contra Influenza e contra a COVID-19 podem ser aplicadas simultaneamente. No caso das crianças de cinco a 11 anos de idade, é importante que seja priorizada a dose contra a Covid-19, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias para tomar a dose contra a influenza. Para receber a vacina todos deverão comparecer junto a unidade de saúde, portando sua carteira de vacinação e documentos pessoais.