Brasão

 O Brasão de Bom Jesus tem a seguinte interpretação simbólica:

O Escudo samnítico, usado para representar o Brasão de Armas de Bom Jesus, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal, por influência francesa. herdado pela heráldica brasileira, como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade.

O Brasão Municipal tem também os seguintes significados quanto à forma, cores e detalhes:

O corpo do Brasão em formato de Escudo, está subdividido por uma cruz traçada sobre o centro, com a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo (meio corpo), com suas vestes em amarelo e seu humilde coração simbolizando o amor que tem pelo povo de Bom Jesus, daí o nome originário do Município de Bom Jesus. A imagem representativa do Cristo Vivo está estampada em um círculo com fundo azul celeste, traçado sobre o centro da cruz projetada e detalhada em marrom e preto, vasada em branco, principal indentificação heráldica da religiosidade cristã.

No quadrante superior esquerdo do Brasão, encontra-se um trator na cor avermelhada, arando o solo fértil e produtivo, sob o céu azulado simbolizando um dos principais implementos agrários do agricultor de Bom Jesus.

Abaixo, na lateral esquerda, galpões de fumo, simbolizando as construções onde serão armazenados os produtos dos fumicultores. Representando uma das principais rendas, somada aos demais produtos agrícolas.

No quadrado inferior direito, representando a usina hidrelétrica, a barragem com suas torres de transmissão de energia, geradas pelas águas do Rio Chapecó.

O camping representa a área de laser e o turismo existente no município.

Ainda sobre o mesmo quadrante, árvores que representam o reflorestamento, a prevensão da mata e do meio ambiente, sobre o céu límpido e despoluído.

Ladeados ao Brasão, dois pés de milho com duas espigas semimaduras em cada, um pé de fumo à direita e um pé de feijão e cachos de trigo à esquerda, principais produtos que garantem a renda econômica do povo Bonjesuense apoiados sobre a faixa vermelha.

Sob o Escudo, uma faixa vermelha pergaminada, na qual consta a data de criação do Município, 19/07 em uma das extremidades. Na outra ponta 1995, ano de emancipação. Sobre o centro da faixa, o topônimo BOM JESUS – SC, letras e números na cor branca.

A coroa mural, sobreposta ao Escudo, é o símbolo universal dos brasões de domínio, que, sendo de argente (prata), de três torres em perspectiva no desenho, simboliza: domínio, emancipação e luta em prol do desenvolvimento do novo município. As portas abertas, na cor vermelha referem-se à luta pela liberdade com igualdade de participação entre os munícipes.