Dengue: Fique atento aos sintomas e saiba como se proteger

As temperaturas elevadas e os períodos de chuva são a combinação adequada para o aparecimento dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.
E enquanto a vacina da dengue não está disponível para todos, a prevenção e tratamento precoces continuam sendo os melhores aliados para conter o avanço da doença. A imunização, a princípio, deve ser progressiva em regiões do Brasil com maior incidência e transmissão do vírus.
A dengue é uma doença perigosa e medidas simples podem reduzir os números de casos e seu impacto na saúde da população.
Entre elas estão cuidados básicos, tais como, manter as caixas d’água tampadas, não deixar baldes e bacias descobertas, manter as calhas limpas e desentupidas, garrafas viradas para baixo e colocar areia nos pratinhos de plantas.

Sintomas e Cuidados

Os sintomas podem variar para cada pessoa, mas os sinais mais comuns são febre alta e dores no corpo, fraqueza e dor atrás dos olhos. Por isso, o mais importante é ficar atento a esses sintomas e buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
O risco de desenvolver a forma grave da doença é maior para quem tem histórico de infecções prévias. Nestes casos, os sintomas são hemorragias, colapso circulatório e convulsões.
Também é muito importante não tomar medicamentos por conta própria, alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios, podem piorar a evolução da doença. É recomendado manter-se hidratado, repousar e sempre seguir as orientações médicas.