Vacina contra Covid entra para o calendário nacional de vacinação e passa a ser disponibilizada a população em Bom Jesus

A vacina contra a Covid entrou para o calendário nacional de vacinação. O objetivo é aumentar a cobertura, assim como aconteceu com outras vacinas em 2023, onde uma das boas notícias do ano foi o aumento do número de pessoas vacinadas no Brasil. 2023 foi marcado pela recuperação da taxa de cobertura vacinal de várias doenças. Das oito vacinas recomendadas no calendário para crianças com até 1 ano de idade, sete registraram aumento.
Apesar dos indicadores ainda estarem abaixo do mínimo necessário, autoridades de saúde celebraram a melhoria dos dados. Para 2024, um dos maiores desafios continua sendo a baixa imunização para a covid.
Entre as crianças, apenas 5,5% da população com 6 meses a 3 anos de idade tomaram as três doses recomendadas. Na população de 3 a 4 anos de idade, a cobertura vacinal com as três doses é de 5,7% do total.
Considerando toda a população, apenas 14,82% dos brasileiros se vacinaram completamente, tomando as quatro doses disponibilizadas.
Para virar esse jogo, a imunização contra a Covid-19 entrou oficialmente no calendário nacional de vacinação. A aplicação das doses nos postos de saúde será anual e o público alvo são crianças, idosos e grupos considerados prioritários.
A campanha pretende imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes e puérperas e trabalhadores da área da saúde.
Em Bom Jesus, a população pode estar buscando a unidade de saúde todas as quartas-feiras pelo período da manhã para estar recebendo sua imunização.