Primeira semana de aula na rede municipal de Bom Jesus é marcada por atividades de leitura e contação de histórias de prevenção ao bullying

Na busca de garantir uma educação democrática e inclusiva, na primeira semana de aula do ano letivo de 2023, o Governo Municipal de Bom Jesus através da Secretaria de Educação, buscou proporcionar a todos os alunos da rede municipal aulas de literatura, onde os alunos foram recepcionados com a Leitura e Contação de História da obra JUJUBA DE ANIS, de autoria de Bruno Freitas de Oliveira e Sidney Meireles. Trazendo em cena a reflexão de como a escola pode ser um espaço seguro e agradável para todos os que nela habitam.
Pensando na possibilidade de estabelecer uma rotina tranquila durante o período de permanência da criança dentro da escola, sempre trabalhando com todos os públicos e garantindo a oferta de um ensino cada vez mais qualificado e alinhado aos interesses e necessidades da sociedade como um todo, a obra literária apresentada durante as aulas de Literatura, traz em sua temática a abordagem sobre o acolhimento e a prevenção do bullying logo de imediato antes que dificuldades pontuais comecem a surgir na escola, com o intuito de prevenir certas rotulagens e nos levar à uma reflexão que somos todos iguais na diferença.
Levando em conta que a situações de bullying, acontecem principalmente porque estamos em uma sociedade cada vez mais individualizada e competitiva, com pouco estímulo para desenvolver a empatia. O que estimula também a segregação em detrimento da união, produzindo preconceitos e afastamento, que jamais seria o objetivo de nossa escola.
Nessa perspectiva, o Governo Municipal deseja que durante o ano letivo, possa ser marcado pela leitura de livros, mas também a leitura de mundo, amizades e trocas de conhecimentos.