Aulas de Literatura incentivam alunos a desvendar o mundo mágico escondido nos livros

Ao ler um livro é possível entrar em um novo universo e viajar sem precisar sair de casa. Por meio dos livros e da leitura, os pequenos podem aprender um novo vocabulário e expandir a sua oralidade, além de desenvolver outros aspectos cognitivos e sociais como: a concentração, a interpretação de texto, a criatividade e também a imaginação.
Estudos mostram que o povo brasileiro não tem o hábito da leitura. E muito disso pode ser o reflexo de uma falta de estímulo durante a infância. E preocupado com essa realidade e com a velocidade como a era digital tem influenciado a vida das pessoas em especial das crianças, o Governo Municipal de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Educação, passou neste ano a estimular a prática da leitura aos alunos da rede municipal de ensino.
Para isso, uma sala de leitura foi montada, criando um espaço alegre e atrativo dentro da própria Escola Gilberto Tavares. O local conta com um grande acervo de obras da literatura infantil e infanto-juvenil. Mas antes de qualquer coisa, o incentivo à leitura deve ser um hábito e não uma obrigação para a criança.
Seja para ler uma historinha para os pequenos antes de dormir ou para que eles sozinhos escolham o livro que querem ler é indispensável que isso seja feito espontaneamente. Ler para os filhos antes de dormir, além de ser uma excelente oportunidade para dar atenção e ficar um tempo a mais com eles, também amplia o vocabulário e a oralidade. Esse momento com os pequenos é uma excelente oportunidade de criar e fortalecer as relações e vínculos entre pais e filhos, contribuindo também com a aprendizagem em sala de aula.