Governo Municipal promove evento em comemoração ao dia do idoso em Bom Jesus

Além de homenagear as pessoas idosas, o objetivo da criação de uma data especialmente voltada à terceira idade é conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público. É uma oportunidade para exaltar as contribuições dessa população para a sociedade e de refletir sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia e apoiem o envelhecimento saudável.
Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para essa população. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).
Com a conquista de longevidade pela população, a demanda por atenção e cuidados à essa faixa etária deve aumentar. Há previsão de que o número de pessoas com 60 anos ou mais que necessitem de cuidados prolongados mais que triplicará nas Américas nas próximas três décadas. Esses cuidados devem basear-se em abordagens integradas que ajudem as pessoas idosas a manter suas capacidades funcionais, diminuindo sua dependência e fortalecendo suas habilidades.
Pensando nisso, o Governo Municipal de Bom Jesus, promoveu na última sexta-feira (21), por meio da Secretaria de Assistência Social e CRAS, um evento em comemoração ao dia do idoso. De acordo com o Prefeito Rafael Calza, atualmente cerca de 150 idosos são atendidos pelos programas sociais ofertados pelo município por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O vive-prefeito Vilmar Peccini, salienta que são inúmeros os idosos que estão em vulnerabilidade social, com problemas de depressão, entre outros, e por este motivo o Governo Municipal de Bom Jesus, busca dar total apoio e atenção à população idosa do município, promovendo ações que visam o bem-estar e respeito a eles.