Agricultura familiar no prato da merenda escolar em Bom Jesus

A merenda escolar, é a principal refeição do dia para muitos de estudantes brasileiros em situação de vulnerabilidade, nem sempre teve o prato cheio com ‘comida de verdade’. Ela é determinada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que foi criado em 1955 com o nome de Campanha da Merenda Escolar e configura-se como uma das políticas públicas mais antigas do país. No entanto, o programa era centralizado e os alimentos oferecidos aos estudantes eram, em sua maioria, industrializados, enlatados e pouco nutritivos. Em 2009, com a Lei nº 11.947, veio a regulamentação da alimentação escolar, que passou a garantir produtos orgânicos e mais saudáveis para os pratos dos refeitórios escolares. A legislação obriga que pelo menos 30% dos recursos das compras públicas da alimentação escolar seja destinados aos produtos oriundos da agricultura familiar.
Por este e outros motivos, que em Bom Jesus, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura, realizaram no último dia 28, uma reunião com agricultores do município e representantes da Epagri. Durante o encontro foi possível identificar os produtos que cada agricultor poderá ofertar durante o ano, para auxiliar aos alunos da rede municipal a ter uma alimentação ainda mais saudável e nutritiva. De acordo com o Presidente do Conselho de Alimentação Escolar e também professor Rafael Baretta, o intuito neste ano, é poder proporcionar aos alunos, visitas às propriedades, para que possam conhecer um pouco do processo de produção e manejo de cada alimento que será levado diariamente a mesa e no prato da merenda escolar.