Cartão do SUS e documento de identificação pessoal passam a ser obrigatórios para atendimento junto à unidade de saúde

Comunicado importante!

O Governo Municipal de Bom Jesus, através da Secretaria de Saúde, informa a toda população que devido a atualização realizada pelo Ministério da Saúde, torna obrigatório a todos os usuários do sistema de saúde pública a apresentação de seu Cartão do SUS e documento de identificação pessoal com foto.

A identificação é uma segurança para o paciente e seus familiares. Processos seguros reduzem riscos e danos aos pacientes, promovendo o bem-estar geral. 

Confira alguns pontos que destacam a importância da correta identificação de cada paciente ou usuário da saúde pública.

  1. Segurança do paciente: A identificação correta garante que o tratamento, a medicação e os procedimentos cirúrgicos sejam administrados ao paciente certo, minimizando o risco de complicações ou danos.
  2. Continuidade do cuidado: Uma identificação precisa permite uma continuidade efetiva do cuidado, assegurando que todas as informações médicas relevantes sejam associadas ao paciente correto. Isso inclui histórico médico, alergias, resultados de exames e planos de tratamento, que são essenciais para decisões médicas informadas.
  3. Eficiência operacional: A identificação correta do paciente reduz a duplicidade de registros, o tempo gasto corrigindo erros e a possibilidade de litígios legais decorrentes de erros de identificação. 
  4. Confiança no sistema de saúde: A capacidade de identificar corretamente os pacientes reforça a confiança no sistema de saúde.