Campanhas de vacinação contra a pólio e multivacinação iniciam na próxima segunda-feira (8)
Na próxima segunda-feira (8), terá início mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Os pais e responsáveis têm papel fundamental nas campanhas; por isso, devem levar os menores ao posto de saúde.
Serão vacinadas contra a pólio as crianças menores de 5 anos. Já para a atualização da caderneta o público alvo são os menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).
Além da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e VOP (Vacina Oral Poliomielite), estarão disponíveis os seguintes imunizantes: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis também para a atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Vale lembrar que as vacinas COVID-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de três anos de idade.