Secretaria de saúde intensifica ações de combate a dengue em Bom Jesus
A Prefeitura de Bom Jesus, através da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações contra a Dengue em diversos pontos do município com a realização de bloqueios, feitos através da visita de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que têm a missão de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos ocorrem nos bairros com maior incidência da doença. Ao todo, já foram confirmados 02 casos positivos de Dengue, e mais de 40 focos do mosquito, segundo boletim atualizado pela pasta ainda na tarde da segunda-feira (4).
De acordo com a secretária Odete Paliano, ações de dedetização foram realizadas em todos os órgãos públicos municipais e estaduais do município, além do tradicional fumacê pelas ruas da cidade. Odete destaca ainda que Bom Jesus e a região vive um cenário de alerta devido ao crescente número de casos da doença que preocupa as autoridades.
Para a secretária, a maior preocupação no momento é a possibilidade de evolução do nível de alerta, especialmente devido às condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito: chuvas e calor intenso. O país todo enfrenta um momento de alerta com o aumento de casos de Dengue, e o Governo de Santa Catarina já decretou a situação como emergência.
Segundo o Vice Vilmar Peccini, o Governo Municipal de Bom Jesus, já trabalha de forma multidisciplinar no combate à Dengue, sendo determinado funções a serem desempenhadas por cada órgão nesse enfrentamento. O Plano de Contingência e está sendo finalizado, porém as ações já acontecem diariamente e há tempo.
Diariamente, os agentes de endemias realizam vistorias em domicílios para procurar locais que possam acumular água. Mais de 85% dos criadouros encontrados estão no interior das residências em pratinhos de vasos, reservatórios de geladeira e ralos.
Além dos trabalhos em campo, a Secretaria de Saúde estruturou as Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos bairros para atender pacientes com sintomas da doença: febre, dor na cabeça e articulações, mal-estar, falta de apetite e manchas avermelhadas pelo corpo.
Também são realizadas capacitações com equipes para o acolhimento e tratamento de pacientes, promovidas pela Vigilância Epidemiológica. Desde que assumiu a pasta no final do ano passado, a secretária Odete têm buscado garantir insumos necessários para promover o atendimento de pacientes em caso de dengue. Isso é importante porque quanto mais rápido a assistência ao paciente, menor é a chance do agravamento da doença, já que a Dengue pode matar.
O Prefeito Rafael Calza salienta que o Governo Municipal seguirá intensificando as nossas ações para evitar que a situação se agrave. E para isso as agentes de endemias estão realizando um grande trabalho de combate e prevenção para que os focos diminuam e que não causem doenças. No entanto Rafael destaca que essa é uma batalha de todos, e só com engajamento da população será possível combater a doença.
Cabe destacar, que a Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.