Simulado de evacuação da PCH Santa Laura será realizado nesta quinta-feira

As Defesas Civis municipais de Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Bom Jesus e a regional de Xanxerê, em parceria com a Statkraft promovem, nesta quinta-feira (29), o Simulado de Evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem da PCH Santa Laura, localizada entre Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Ouro Verde. O objetivo da ação é treinar a população local situada na Zona de Autossalvamento (ZAS), região abaixo da barragem.

A ação está em conformidade com a Lei 12.334/2010, alterada pela Lei 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, e é implementada de acordo com os rigorosos padrões de segurança instituídos pela Statkraft em conjunto com os Sistemas de Proteção e Defesa Civil Municipais, da Defesa Civil Regional de Xanxerê e da Defesa Civil Estadual de Santa Catarina.

De acordo com Marcela Jeiss, gerente de Segurança de Barragens da Statkraft Brasil, possíveis situações de emergências com a estrutura da barragem podem requerer uma atuação imediata, organizada e conjunta entre as partes envolvidas. Para o dia do treinamento com a população local, as sirenes serão acionadas, emitindo alertas sonoros longos e em volume alto.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, ao ouvir as sirenes, a recomendação é para que as pessoas parem imediatamente o que estiverem fazendo, reúnam-se àqueles que estiverem mais próximos e sigam pela rota do aplicativo Alerta Individual até o ponto de encontro pré-definido. Ao chegarem no local, as equipes da Defesa Civil irão acolher a população, posteriormente deslocarão à um dos abrigos definidos no Plano de Contingência Municipal, onde será realizada uma reunião com todos os participantes e fechamento do exercício.